Logotipo Betomaq

Como reduzir custos em obras com o uso de equipamentos de alta performance?

Tempo de leitura 4 min.
Atualizado em: 13/03/2025
Sumário
Silhuetas de dois trabalhadores em uma obra ao pôr do sol, com guindastes e estruturas ao fundo, representando construção civil e engenharia.

Existem vários equipamentos que você pode utilizar em obras para alcançar mais produtividade e eficiência. O segredo está em planejar a implementação deles para tomar decisões estratégicas, que vão contribuir para a redução de custos. 

Silhuetas de dois trabalhadores em uma obra ao pôr do sol, com guindastes e estruturas ao fundo, representando construção civil e engenharia.

O uso de equipamentos ajuda a reduzir custos em obras porque eles aumentam a eficiência e a produtividade. Assim, é possível gerenciar melhor o tempo de cumprimento de cada etapa, assim como a mão de obra, para aproveitar melhor o potencial dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo, os equipamentos proporcionam resultados superiores em função da precisão com que trabalham. Também, evitam desperdícios de material e ainda reduzem a sobrecarga de trabalho. Tudo isso contribui para economia, qualidade e melhor performance geral.

Mas o uso de equipamentos precisa ser estratégico, para obter todos esses benefícios e outros mais. Então, listamos neste conteúdo alguns fatores que devem ser observados para que você possa aproveitar da melhor forma as tecnologias disponíveis para o setor de construção. Acompanhe!

Conheça as opções disponíveis no mercado

Antes de tudo, é fundamental que você saiba quais são os tipos de equipamento disponíveis no mercado. O setor de construção civil já conta com várias máquinas e ferramentas que facilitam muito o trabalho no canteiro de obras, e constantemente são lançadas novas soluções.

Procure se informar e se atualizar sobre isso para conhecer as opções à sua disposição. Assim fica mais fácil planejar as tarefas na obra, e até mesmo calcular o tempo e os recursos que serão necessários para a execução dela.

Determine quais tarefas podem ser realizadas com equipamentos

De acordo com o projeto que você vai executar, analise quais tarefas precisarão ser cumpridas. Com essa informação, faça um comparativo com as soluções de mercado que você pesquisou para conferir o que pode ser otimizado com o uso de equipamentos.

Essa é uma decisão muito individualizada para cada projeto. Afinal, é preciso considerar o porte e as características dele para avaliar que tipo de equipamento poderia ser utilizado, e aquele que talvez não seja mais adequado no momento.

Calcule se é mais vantajoso alugar ou comprar

Como a intenção é reduzir custos em obras, ou seja, fazer economia, é fundamental analisar qual dessas alternativas traz o melhor custo-benefício. Nesse momento, seria melhor fazer o aluguel de um equipamento ou adquirir o próprio.

Isso também vai depender das características do projeto, mas, principalmente, da frequência de uso que será feita desse equipamento. Se for algo pontual, pode não ser interessante adquirir agora. Mas se a máquina será útil nesse e em outros projetos, pode ser melhor comprar para não ter que se preocupar com diárias de aluguel e ter o equipamento sempre à disposição.

Treine o profissional para utilizar o equipamento

Você não vai conseguir reduzir custos em obras se os equipamentos forem constantemente danificados em função do mau uso. Nem se o profissional não souber como explorar da melhor forma o potencial e a tecnologia da máquina.

Sendo assim, é muito importante oferecer treinamento para quem vai operar. A pessoa precisa conhecer o equipamento e suas funções, entender como ele funciona, o resultado que entrega, o que não deve ser feito, atentar-se à segurança individual e coletiva, entre outros aspectos.

Isso vale para todo equipamento que você for acrescentar à obra, seja uma bomba de projeção de argamassa, uma acabadora à laser ou uma alisadora de concreto, por exemplo. Cada um funciona de uma forma e tem suas particularidades, inclusive considerando a marca e o modelo.

Siga as instruções do fabricante

Todo equipamento tem o seu manual de instruções e operação. O fabricante mostra como a máquina funciona e faz recomendações para um uso eficiente e seguro, tanto para o próprio equipamento quanto para o operador.

Antes de começar a usar, veja o que diz o fabricante sobre aquilo que pode ou não ser feito. Também verifique quais são as recomendações em relação à limpeza e manutenção da máquina, ao armazenamento, troca de peças e outros detalhes que garantem a durabilidade dela. 

Afinal, ter que repor ou reparar esses equipamentos de forma constante em função do uso inadequado não vai ajudar você a reduzir custos em obras. Na verdade pode até trazer um gasto maior.

Lembre-se de que a tecnologia vem como uma grande aliada para reduzir custos em obras, mas ela precisa ser utilizada de forma estratégica. Então, planeje a implementação de equipamentos de alta performance em seu canteiro, lembrando de observar cada aspecto que impacta no uso adequado e na segurança.

Tags:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Lista de comentários da postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cross