Remover revestimentos exige precisão e eficiência. Entenda as diferenças entre politrizes, fresadoras e raspadoras e escolha o equipamento ideal para o seu projeto.

A remoção de revestimentos é uma das etapas mais técnicas na preparação de superfícies em obras civis e industriais. Para garantir resultados profissionais, é essencial escolher o equipamento correto — e é aí que surgem dúvidas comuns entre o uso de politrizes, fresadoras e raspadoras.
Cada uma dessas máquinas possui uma aplicação específica e desempenha um papel fundamental na eficiência, qualidade do acabamento e produtividade do canteiro de obras. A Betomaq Industrial, referência em equipamentos de alta performance, oferece soluções completas para todas essas necessidades.
A remoção de revestimentos é necessária quando há necessidade de nivelar, corrigir ou substituir pisos e superfícies desgastadas. Isso inclui a retirada de tintas, resinas, argamassas, colas, cerâmicas ou camadas danificadas de concreto.
Para cada tipo de revestimento e situação, um equipamento específico proporcionará melhores resultados. Por isso, compreender o papel de politrizes, fresadoras e raspadoras é o primeiro passo para tomar a decisão certa.
As politrizes são mais utilizadas para a fase final do processo, garantindo superfícies lisas, polidas e uniformes, mas também podem ser utilizadas para remoção superficial e limpeza nas primeiras etapas.
Na Betomaq, os modelos de politrizes oferecem:
Esses equipamentos são indicados para remoção leve de revestimentos, preparação de pisos para pintura, nivelamento de concreto e polimento de alta qualidade.
Quando usar: em superfícies já planas, para eliminar resíduos finos e garantir acabamento técnico ou estético.
As fresadoras são as mais indicadas para remoção pesada, proporcionando um acabamento mais agressivo e com ancoragem ideal para a aplicação de uma nova camada de revestimento.
Utilizando ferramentas de widia, as fresadoras Betomaq oferecem:
Essas máquinas são projetadas para trabalhos de remoção de pisos industriais antigos, texturização, regularização e preparo para novos revestimentos.
Quando usar: em pisos irregulares, concretos e revestimentos antigos, quando é necessário regularizar a área e preparar a base com ancoragem adequada.
As raspadoras são equipadas com lâminas de raspagem para remover revestimentos como madeira de lei, cerâmica, linóleo, vinil, carpete, piso de tecido, cola e mais. As lâminas atuam desplacando o revestimento antigo enquanto deixam a base praticamente intacta.
Características técnicas das raspadoras Betomaq incluem:
Quando usar: Para remover revestimentos de madeira de lei, adesivos, cerâmicas, linóleo, vinil, carpete, piso de tecido, etc
| Equipamento | Indicação Principal | Tipo de Revestimento | Tipo de Remoção |
| Politriz | Acabamento, nivelamento, remoção leve | Revestimentos leves, tinta, etc | Superficial |
| Fresadora | Remoção pesada e texturização | Resina, concreto, etc | Agressiva |
| Raspadora | Remoção de adesivos, colas e placas. | Cerâmicas, películas, carpete, etc | Desplacamento |
A decisão depende de dois fatores principais:
Sempre considerar a espessura, a resistência e o tipo de material
As fresadoras proporcionam um acabamento agressivo, com ancoragem e textura adequada para a aplicação de uma nova camada.
As politrizes nivelam e regularizam a superfície, sendo ideais para acabamentos lisos e polidos.
As raspadoras tendem a remover o revestimento com interferência mínima na base do piso.
Com décadas de experiência no setor, a Betomaq Industrial oferece equipamentos de remoção de revestimentos projetados com engenharia de precisão e materiais de alta durabilidade.
Todos os modelos contam com sistemas de segurança, fácil manutenção e compatibilidade com coletores de pó Betomaq, que mantêm o ambiente livre de resíduos e asseguram conforto ao operador.
Além disso, a Betomaq disponibiliza opções para venda e locação, facilitando o acesso de construtoras, empreiteiras e profissionais autônomos à melhor tecnologia do mercado.
Acesse www.betomaq.com.br e conheça as soluções ideais para remoção de revestimentos, polimento e preparação de pisos com excelência.
As raspadoras são as mais indicadas para grandes áreas de pisos cerâmicos, pois possuem lâminas robustas que desplacam cerâmicas com eficiência e rapidez.
Sim, desde que sejam camadas finas, como resíduos de argamassa, tintas ou nivelamento final de concreto.
Os modelos Betomaq alcançam até 3 milímetros de profundidade com ferramentas de widia. Para remoções ainda mais profundas, oferecemos a Multicortadora, que utiliza discos de corte num tambor no lugar das ferramentas de widia.
Sim. O uso de coletores de pó Betomaq mantém o ambiente limpo e reduz riscos à saúde e ao maquinário.
Sim. Além da venda, a Betomaq disponibiliza locação de politrizes, fresadoras e raspadoras, com suporte técnico especializado. Consulte-nos para mais informações de disponibilidade e modelos específicos.