A bomba de projeção de argamassa ajuda a evitar desperdícios na obra ao mesmo tempo em que proporciona muito mais produtividade. Isso porque ela faz uma aplicação precisa e uniforme do material, aumentando a agilidade da tarefa e proporcionando maior qualidade no acabamento final.
A aplicação de argamassa, chapisco ou reboco não precisa ser feita de forma manual. Esse trabalho pode ser otimizado com o uso de uma bomba de projeção de argamassa, equipamento versátil que ajuda a aumentar a produtividade na obra.
Essa máquina substitui o trabalho manual fazendo a projeção do material na superfície de maneira automática. Assim, o profissional precisa apenas guiar o jato na direção certa para ter rapidez, uma excelente qualidade e a uniformidade da aplicação.
Você já conhece esse tipo de equipamento? Sabe quais são as vantagens que ele proporciona? Neste artigo, vamos falar sobre isso e ainda deixar algumas dicas para utilizar a bomba de projeção de argamassa da maneira adequada, garantindo o melhor acabamento da aplicação. Continue lendo!
Existem diferentes tipos de bomba de projeção de argamassa. Alguns equipamentos são mais básicos, enquanto outros destinados a aplicações robustas. Assim, a tecnologia que utilizam para projetar o material também diverge.
Alguns equipamentos funcionam, por exemplo, por meio de um rotor e de um estator e existem aqueles que utilizam ar comprimido para fazer o arraste da argamassa.
Seja qual for a tecnologia, ela impulsiona o material para que ele seja projetado sobre a superfície com maior precisão em superfícies verticais ou horizontais. Seja qual for o sistema de funcionamento da bomba de projeção, ela traz uma série de vantagens. Veja só!
A bomba de projeção de argamassa libera o material em um jato contínuo e uniforme. Assim, é possível controlar a espessura da camada e promover uma distribuição homogênea. Dessa forma, o acabamento ganha mais qualidade porque evitamos falhas como desníveis, fissuras e bolhas. Isso resulta em uma superfície final com maior durabilidade.
Quando a aplicação de material é feita de forma manual, é bastante comum que aconteçam desperdícios. Isso pode acontecer por falhas no movimento, em função da queda da argamassa ou pelo excesso.
A bomba de projeção evita todos esses problemas, já que o operador tem um controle mais preciso da quantidade de material projetado. Então, é possível um maior aproveitamento, minimizando as perdas e garantindo mais economia e sustentabilidade para a obra.
A bomba de projeção de argamassa consegue cobrir uma área mais extensa em menos tempo, comparando com o trabalho realizado por uma pessoa. Sendo assim, o uso dela proporciona mais produtividade e agilidade, permitindo finalizar a tarefa mais rápido e auxiliando no cumprimento de metas e prazos.
A aplicação manual de argamassa é um trabalho pesado e repetitivo. Por isso, existe o risco de o trabalhador desenvolver lesões em função dessa atividade, um problema que pode ser solucionado com o uso da bomba de projeção de argamassa.
O profissional vai operar o equipamento sem precisar realizar esforço físico, já que a máquina é quem faz o trabalho pesado. Assim, garantimos, também, mais segurança para o trabalhador, o que auxilia na melhor gestão da mão de obra, inclusive permitindo aproveitar colaboradores em outras tarefas.
Para alcançar a qualidade desejada, é fundamental a escolha correta da bomba de projeção de argamassa. Afinal, como você viu, existem diferentes tipos e tecnologias, sendo que cada uma delas é mais adequada para uma determinada finalidade.
Outro detalhe é a correta preparação do material, considerando as características da bomba escolhida. Também é indispensável seguir as instruções do fabricante para que o equipamento seja operado da maneira certa.
O operador deverá ser treinado, tanto para saber como utilizar a bomba quanto para dominar técnicas e movimentos para uma aplicação mais precisa, por exemplo, mantendo a continuidade do jato e cobrindo a área de maneira uniforme.
Ao final do uso, é indispensável que o equipamento receba manutenção. Isso porque a argamassa vai endurecer e formar costas, prejudicando o funcionamento e reduzindo a durabilidade do equipamento. Logo, ele precisa ser lavado e devidamente lubrificado.
Isso vai garantir que a bomba de projeção de argamassa esteja pronta para ser utilizada mais uma vez e tenha um pleno funcionamento. Dessa forma, você vai aproveitar todo o potencial da máquina e alcançar a qualidade, a produtividade e a eficiência que deseja para sua obra.